terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Em clima de celebração do Natal em Poitiers- France.




Sobre a cidade: 
Poitiers é uma cidade no centro-oeste da França. O centro é pitoresco e suas ruas são interessantes e permanece o predominio da arquitetura histórica, principalmente do período românico. 
Olha aí, a piauiense, Maria Livramento em clima de Natal na cidade em que reside, Poitiers. Feliz Natal aos daí!

Vem Jesus! vem!


Da parceria Emmanuel, Francisco Cândido Xavier, trago um trecho do prefácio da obra Emmanuel, refletindo a importância das nossas atividades, na colaboração por um mundo melhor, começando no conhecimento de nós mesmo, buscando no dia-a-dia o processo de aperfeiçoamento para alcançarmos a felicidade que almejamos. 
"[...] O essencial é meter mãos à obra , aperfeiçoando, cada qual, o seu próprio coração primeiramente, afinando com a lição de humildade e de amor do Evangelho, transformando em seguida os seus lares, as suas cidades e os seus países, a fim de que tudo na terra respire a mesma felicidade e a mesma beleza dos orbes elevados conforme as nossas narrativas do infinito".

Natal ! Boa Nova! Boa Vontade!


É TEMPO DE CELEBRAR! 
"Um clima de sonho se espalha no ar
Pessoas se olham com brilho no olhar
A gente já sente chegando o Natal
É tempo de amor, todo mundo é igual"... 

Roupa Nova- Natal todo dia.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Acadêmicos de História da UFPI visitam a Cidade Verde, são bem acolhidos pelo diretor Dr. Jesus Tajra Filho e sua equipe.


Conhecendo o espaço físico onde são produzidos os materiais e documentários sobre o Piauí, ouvindo atentamente a exposição do diretor Presidente Dr. Jesus Filho sobre o empenho da TV em produzir matérias e documentários sobre o Piauí, compromisso que tem levado profissionais aos diversos rincões do Piauí ,Bahia, e o Rio de Janeiro  chegando até Portugal com o objetivo de fundamentar e apresentar aos piauienses fatos significativos para Teresina e o Piauí. 
Nosso agradecimento a boa acolhida ao diretor Jesus Filho à diretora de produção Nádja Rodrigues, Superintendente Adala Carnib e toda equipe que participou com a nossa equipe do momento. 
Desejamos a continuidade deste trabalho para que novas linhas de investigação possam se utilizar deste rico material produzido por meios de comunicação sobre a temática do Piauí.
Depoimentos e impressões dos acadêmicos de História  da disciplina História e Literatura.
“Foi a primeira visita de alunos do curso de  História da UFPI à TV Cidade Verde. Fomos recepcionados pelo diretor Presidente da TV, Jesus Tajra Filho... Ficamos sabendo que a TV tem 25 anos de fundação. Antes de ter o nome atual- TV Cidade Verde- a Emissora chamava-se TV pioneira... Os programas da TV com componentes históricos começou em 2002 para celebrar os 150 anos da fundação de Teresina, quando a TV Cidade verde fez programação especial de março a agosto... Posteriormente com um grande esforço de pesquisa e reportagem para lembrar os 250 anos da criação da Capitania do Piauí, e ainda sobre as lutas da independência... Para nós, futuros historiadores a TV Cidade Verde serve como mais um novo acervo de pesquisa no campo da história do Piauí... Foi bastante ousada a produção do filme sobre a independência do Piauí, com atores locais e um roteiro que se baseou em livros que narram a história do Estado, o que significou que os trabalhos de Odilon Nunes e Ms. Chaves se converteram também em fontes para um jornalismo histórico.”
Cláudio, Lívia, Ferdinand e  Júlio César.
Todos os alunos receberam o DVD do filme Independência do Piauí.
NOSSOS AGRADECIMENTOS.
Seguem fotos da visita.








...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alunas de Serviço Social redescobrem o Piauí por meio de atividade prática.

Alunos do 2º período do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, sob a orientação da professora Maryneves Saraiva de Arêa Leão, do Departamento de História e Geografia (DGH) e ministrante da disciplina Formação Sócio-Histórica do Nordeste e Piauí, realizaram visita a oito cidades do Piauí como atividade prática.
A turma de 45 alunos foi dividida em oito grupos, que visitaram as cidades de União, Pedro II, Campo Maior, Ribeiro Gonçalves, Teresina, Alto Longá, Coivaras e Piracuruca (Sete Cidades). "O objetivo da atividade é refletir o espaço piauiense, os diversos atores sociais e políticos com foco na contemporaneidade", explicou Maryneves Saraiva ao afirmar que esse tipo de atividade propicia o diálogo, estimula debates e desperta o interesse do alunado por futuras pesquisas.
Dentro da atividade proposta, os grupos contextualizaram as condições sócio-históricas, econômicas, política e ambiental do respectivo município visitado. Por meio da coleta de depoimentos da população local, os alunos conheceram melhor a dinâmica da cidade. As impressões de cada equipe, em relação à localidade visitada, foram compartilhadas em relatório e apresentação de seminário em sala de aula. Os registros fotográficos documentaram a viagem e são lembranças da experiência de campo vivenciada pelos jovens acadêmicos.
Pôr-do-sol no rio Parnaíba em Ribeiro Gonçalves-PI.
A aluna Luciana Resplandes visitou, juntamente com seis colegas, o município de Ribeiro Gonçalves, localizado no sul do estado e a 577 km da capital Teresina. Após 12 horas de viagem, a acadêmica de serviço social ficou surpresa ao constatar o progresso social e econômico da região. "Observamos que a administração municipal desenvolve projetos sociais voltados para os idosos e adolescentes, como por exemplo, a implantação da Academia Terapêutica para os Idosos (ATI) em praça pública. A cidade também ocupa o terceiro lugar na produção de soja no Estado. Mas constatamos que a maioria dos produtores é estrangeira, que são atraídos pelo baixo valor da terra e pelas boas condições climáticas da região", disse Luciana Resplandes. Apesar do grande investimento econômico na cidade, constatou-se a área da saúde não acompanhou o ritmo do desenvolvimento econômico. "Recentemente a cidade passou a contar com duas ambulâncias do Samu e com equipe do Programa Saúde da Família (PSF)", afirmou a aluna Natanne Moreira, natural de Ribeiro Gonçalves. 

 Academia Terapêutica para os Idosos (ATI) 
instalada em praça pública na cidade de Ribeiro Gonçalves-PI.
Ribeiro Gonçalves é destaque na produção de soja no Estado.
O Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no município de Piracuruca, norte do Piauí, também foi uma das localidades visitadas por alunas da disciplina. A cidade desponta como região promissora para ecoturismo e turismo de aventura no Estado. "É um lugar mágico com monumentos naturais e pinturas rupestres. Há um clima de mistério na região que aguça a imaginação dos visitantes", declarou Nívia Maria Souza, integrante da equipe que visitou Sete Cidades. A equipe constatou que apesar do grande potencial turístico da região com grande riqueza e diversidade da fauna e flora, falta mais investimento em infraestutura e na capacitação dos guias turísticos do parque.


Alunas escalam a Pedra daTartaruga, no Parque Nacional de Sete Cidade, localizado no município de Piracuruca-PI. 

Apesar da falta de investimento na infraestrutura, o Parque de Sete Cidades conta com placas sinalizadoras e coletores de lixo. 

Segundo a professora Mayneves Saraiva, investir em atividades prática como a pesquisa de campo é importante para o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos. "A visita de campo foi muito importante. A atividade serviu para despertar a curiosidade e a visão de pesquisador dos alunos para questões locais. É essencial conhecermos regiões do nosso Estado que antes eram desconhecidas por nós, piauienses".


Professora Maryneves Saraiva e as alunas Luciana Resplandes, Nívia Maria Souza, Natanne Moreira e Francyely Moura.

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE FRANCISCO MACHADO LOPES, NA ACADEMIA DE MEDICINA DO PIAUÍ.

A Academia de Medicina do Piauí integrou-se às solenidades comemorativas do centenário do Dr. Francisco Machado Lopes, cujo evento aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), localizado na Rua Goiás, nº 991, Bairro: Ilhotas, em Teresina (PI) dia 24/11/2011 às 20:00 hs.
Uma vida vivida de forma autêntica deve ser sempre lembrada para que gerações futuras possam qualificá-la, valorizá-la, reconhecê-la e agradecer aos que se empenharam em dar o melhor de si para o bem coletivo.
É comum ouvir que somos seres substituíveis, o que em parte concordo, porém na história da humanidade, ninguém ainda conseguiu substituir Cristo, Ghandi, Madre Tereza, Irmã Dulce, Chico Xavier, exemplos de homens e mulheres que transcenderam à sua época, ao seu tempo. Exemplos de pessoas que tiveram uma existência autêntica.
Seguindo trilha semelhante, o Dr. Francisco Machado Lopes, nascido em Porto Alegre, hoje Luzilândia(PI), em 25 de Abril de 1911, pautou boa parte de sua história em ações nobres realizadas, principalmente na comunidade acadêmica da UFPI, à frente da COPEVE, desde os primórdios da fundação da Universidade Federal do Piauí até o final da sua existência, em 1990.
Em sua formação escolar e profissional, estudou no Colégio Diocesano, em Teresina; fez Curso Superior na Universidade da Bahia, na década de 30; Doutor em Análise Clinica; Professor do Liceu Piauiense; foi um dos fundadores da Universidade Federal do Piauí e um dos fundadores da Escola de Odontologia do Piauí. Exerceu o cargo de superintendente do serviço médico do extinto IAPC (Instituto de Assistência e Previdência dos Comerciários). Foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), e compôs a equipe da comissão permanente do vestibular, assumindo a presidência da COPEVE, em 1974.
Na condição de vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, o Professor Charles Carvalho Camilo da Silveira, por ocasião do falecimento do digníssimo Professor Machado Lopes, assim se pronunciou: “Desde 1971, cercado da confiança da comunidade Piauiense, o Professor Francisco Machado Lopes vinha comandando a Comissão Permanente de Vestibular dessa Instituição... Notável colaboração ao Ensino Superior no Piauí... deixando a marca do Homem público realmente preocupado com o cumprimento das suas atividades, principalmente como profissional da medicina”. 
Ao ressaltar a história do Dr. Machado Lopes, o Dr. Itamar Abreu Costa, na solenidade, destaca que o homenageado construiu uma família respeitada, composta pela Sra. Maria Ozita de Melo Machado Lopes (viúva) e filhos: Raquel Machado Lopes de Sá Brito, Carlos Machado Lopes, Marcelo Machado Lopes, Pedro Victor Machado Lopes e Lúcia Machado Lopes e ressalta as qualidades do Professor Machado Lopes, como tendo sido uma personalidade da maior importância para a Universidade Federal do Piauí, pelo zelo e dedicação na implantação da Faculdade de Odontologia, pelas iniciativas vitoriosas na educação e por ser um médico de visão e criterioso.
O Dr. Isânio Mesquita ainda na mesma noite celebrativa, referiu-se ao homenageado como “exemplo de honestidade, dedicação a educação e a medicina, consciente das atitudes, lealdade com os amigos, equilíbrio no desempenho das funções, e inesquecíveis valores humanos”.
O Dr. Manfredi Mendes Cerqueira, presente à solenidade, cito trechos de um discurso feito durante a solenidade do aniversário do Professor Machado feito em 23 de Abril de 1982 na COPEVE, retirado do arquivo pessoal da sua filha Raquel Machado Lopes, assim descritos: “Sumamente agradecidos pelo muito que o amigo tem feito por nós e pela COPEVE, humildemente lhe oferecemos esta festa, que foi preparada com muito amor, por que é feita por seus amigos com a certeza de que a Universidade Federal do Piauí também agradecida em ato público confessará a dívida para com o grande presidente da COPEVE que tem sido sem nenhum favor dedicação diuturna, honestidade incomparável, desempenho inigualável em prol do ensino superior neste Estado”. Com esse discurso, percebermos o quanto o homenageado gozava de amizade e reconhecimento público.
Em particular, guardo com carinho e reconhecimento a lembrança do Professor Machado Lopes, especialmente na nossa convivência acadêmica. Louvo e reverencio o Divino por não esquecer-se de enviar sempre seres de sua confiança para exercer tarefas pioneiras, desbravadoras, promissoras em prol de muitos.
Manifesto aqui, minha gratidão ao Professor Machado e a sua família, na pessoa de sua querida filha Raquel Machado Lopes de Sá Brito, representando os demais familiares. 
Maryneves Saraiva de Arêa Leão (Historiadora. Professora da UFPI e acadêmica da ALLCHE, Acadêmica Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia).


Piauí Terra Querida ! Dialogar com nossas potencialidades, com nosso povo e com nossa historicidade. Eis o nosso dever!