quarta-feira, 14 de março de 2012

Brava gente! Bravo Piauí. 13 de Março de 1823.

Professora da UFPI participa de celebração ao Dia do Artesão.

A professora Maryneves Saraiva, historiadora da Universidade Federal do Piauí, participou da celebração ecumênica em comemoração ao Dia do Artesão, que ocorreu nesta segunda (12), no Centro de Artesanato Mestre Dezinho. Além de artesãos, prestigiaram o evento gestores públicos como o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SEDET), Warton Santos e a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos.
Atendendo o convite da diretora do Prodart, a professora Marineves Saraiva proferiu mensagem com foco histórico de auto-estima aos artesãos piauienses. "A cultura acadêmica é extremamente importante, mas a cultura popular traz consigo criatividade, inovação, empreendedorismo, inclusão social, sensibilidade, memória, identidade, além de ser patrimônio cultural de um povo", disse ao defender maior aproximação entre o universo acadêmico e o artesanato regional.

 Artesãos piauienses expõem sua arte em comemoração ao Dia do Artesão

 
 A professora ressaltou a importância de valorizar a profissão do artesão como forma de impulsionar a economia local e incentivar iniciativas de sustentabilidade. "O novo milênio será da arte e da criatividade. E as pessoas amorosas são as mais criativas", acredita.
O Dia do Artesão é comemorado nacionalmente no dia 19 de março. A data foi escolhida em alusão ao dia de São José Carpinteiro. "É preciso elevar a auto-estima dos artesãos piauienses a partir da fala e das ações dos gestores do Estado", afirma.
 Professora Maryneves Saraiva ao lado do Secretário Wartons Santos.

acompanhe a materia no site:  http://www.ufpi.br/noticia


segunda-feira, 12 de março de 2012

Semana do Artesão e Artesã no Piauí.





















O Dia do Artesão é comemorado em todo o Brasil no dia 19 de março em homenagem ao São José.
Hoje na Central de Artesanato Mestre Dezinho em Teresina - PI participou a Professora Historiadora e Espiritualista da UFPI, Maryneves Saraiva de Arêa Leão, levando uma mensagem com foco histórico de auto-estima e de fé aos artesãos e artesãs do Piauí. A convite da Diretora Francisca Lemos.  Encerrou com a Oração do Artesão.  
"ORAÇÃO DO ARTESÃO"
"Senhor! Tu que és maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações. Abençoa meu talento e as minhas obras.
Maravilhoso é o dom que me deste, na louvada missão de servir-te com alegria, e de exercer meu trabalho com amor e dedicação. Por isso, agradeço-te por permanecer sempre comigo.
Dá-me o equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.
Inspira-me, ó Mestre, a criação do novo e do belo. Protege também, todos os artesãos e os artistas em suas carreiras e gêneros.
Faze com que minhas obras contribuam para a construção do teu reino, e que eu prospere, seguindo teus desígnios, pelos caminhos gloriosos da arte.
Amém!  amém, amém!

visita a Ilha Grande do Piauí, Morro da Mariana. Santa Isabel. Confiram as fotos.











Registros fotograficos de Maryneves Saraiva. 04 de Março de 2012.