quinta-feira, 30 de abril de 2015

O artigo é :O centenário da cidade! Por:Raimundo Wall Ferraz.Trata-se de Teresina-Piaui-Brasil..

Em 1952 Teresina comemorou o seu centenário.Era governador do Estado Pedro de Almendra Freitas e prefeito municipal João mendes Olímpio de Melo.Num momento difícil,em que a economia piauiense destruída pela queda da cera da carnaúba,os poderes públicos pouco tinham a oferecer para a magna data da cidade criada pelo conselheiro  José Antônio Saraiva.O então padre Joaquim Chaves ,antevendo o importante acontecimento ,conseguira, no final da década de 40,com a ajuda da sociedade local,erguer as magníficas torres de 51 metros, da Matriz de Nossa Senhora do Amparo,templo máter da principal urbe piauiense e que ainda hoje é o mais alto edifício de Teresina.
     O primeiro passo para a elaboração de um calendário de eventos comemorativos foi o de fixar realmente o dia da fundação da cidade.
     Uma comissão de historiadores e intelectuais optou pelo 16 de agosto de 1852,data que Saraiva oficiou aos outros presidentes das províncias do Império que a nova Capital,recém-criada,já tinha o governo provincial ali instalado.A escolha gerou polêmicas que chegaram aos nossos dias.
     Veio em seguida o problema de recursos financeiros para as comemorações.A cidade não tinha hotéis de porte,era acanhada e sem pavimentação,enfim,pobre e humilde como a maioria dos seu habitantes.Com muitas dificuldades obteve-se do Governo Federal uma verba de Cr$ 5 milhões.Com isto,concluiu-se o Hotel Piauí,obra iniciada no governo de Leônidas Melo.A cidade já poderia receber seus visitantes ilustres.A outra parte dos recursos foi entregue à Prefeitura e á comissão organizadora do Centenário.Na praça Saraiva construíram,às pressas,as vias internas e ,bem no centro,foi colocada a primeira estátua da capital, a do seu fundador,o baiano José Antônio Saraiva.Fez-se a reforma do Teatro 4 de Setembro,internamente deteriorado,para as solenidades públicas.Construiu-se,ao lado,um bar típico,totalmente feito com material nativo:piso de lajes de Piracuruca,paredes de troncos da carnaubeira e forro da palha da referida palmeira.
   Ao evento compareceram,além dos piauienses residentes fora do Estado,figuras como a do baiano e ministro da Educação e Cultura Simões Filho, a do também baiano Pedro Calmon,historiador e reitor da Universidade do Brasil,o grande médico piauiense Deolindo Couto,o escritor Câmara Cascudo e outros convidados.Foi indicado como patrono do centenário da Capital o jornalista Assis Chareaubriand,diretor-proprietário dos Diários Associados, a maior cadeia de jornais,rádios e televisão da América Latina.
   Pensava-se que, com a escolha do temível jornalista,ter-se-ia o status conveniente para um grande evento.Chateaubriand,aqui chegando,torceu o nariz para a pobreza teresinense,usou a sua proverbial falta de educação na grande sessão solene da data festiva,iniciando seu discurso com as seguintes palavras:"Barraqueiros e barraqueiras do Parnaíba..." E por aí foi levando tudo na ironia e na gozação.Na festa do Palácio de Karnak bebeu do bom uísque e escandalizou a todos beijando acintosamente as senhoras das autoridades locais, e proferindo deboches e piadas inconvenientes.
    Clidenor de Freitas Santos foi orador oficial na inauguração da estátua do conselheiro,seguido de vários outros,debaixo de um tórrido calor de agosto.O conferencista Pedro Calmon não teve um momento de folga:palestras na Faculdade de Direito,no Teatro 4 de Setembro,no Colégio da Irmãs Catarinas,cumprindo a sua missão com paciência e respeito a todos que o ouviam.
    Uma feira de amostra foi instalada na praça João Luís Ferreira.Alguns cantores de fora deram as suas caras,mas o certo é que alí se instalara o maior cassino da história do Piauí,que funcionava com seus jogos até o dia amanhecer.
    A nota  mais graciosa da festança foi o conjunto musical do notável clarinetista e um dos pais do chorinho,Abel Ferreira,que tocou vários dias no Clube dos Diários para os teresinenses e visitantes...E o acontecimento foi lembrado durante uma década.
Fonte:Antologia:Segundo Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Teresina/Maria Cecília mendes(org)-Teresina:Halley,2010

Oração do Trabalhador!!!

Olá,segue um vídeo com mensagem espiritual de Emmanuel na psicografia de Chico Xavier/do livro Palavras de Vida Eterna.



Oração do Trabalhador!!!

Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores volvei vosso olhar benigno para o mundo do trabalho.
Nós vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias, cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de vosso coração: “tenho dó deste povo”.
Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que vos alentou nas vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que vós iniciastes. E que vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor.
Assim Seja!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A África,uma nova maneira de olhar e dialogar!


Bom Olá,Boa Tarde!
Estou deixando como sugestão os Vídeos Documentários, que representam o esforço de dar a dinâmica da Lei 10.639 de 2003,que altera a LDB e obriga o Estudo da Cultura Afro Brasileira em todos os níveis de Ensino.
Sugestões de leituras:
1.Historia Geral da África-organizado pela UNESCO.
2.África em Sala de Aula-Leila Hernandez.
3.Artigos da professora,Mônica Lima e Sousa.
Essa África tão diversa,tão plural,tão nossa,tão próxima.
Bom Trabalho!!!
Mary.


Passeio a Oeiras!

Olá,Bom Dia!
Hoje compartilho um vídeo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória de Oeiras Piauí.
Assim fala Dagoberto Carvalho Júnior,folho da terra e autor do livro:Passeio a Oeiras:"Nenhuma cidade é portuguesamente brasileira se não nasce em derredor de uma Igreja.Oeiras nasceu aqui.A matriz dominando a paisagem grande.Dominando altaneira os vales do Mocha e do Pouca Vergonha.Assistindo o enfileiramento das casas na pressa de fazer ruas.Nada de regras de urbanismo...Ruas caminhando o caminho dos homens..." 

Projeto: Arte Intinerante em Teresina-Piauí-Brasil.Local?

Em cada canto tem arte!
Viva o Piauí!!!
Bom Dia!!!

Pedro Henrique,aniversaria.Um lindo Parabéns!!!

I
" Pedro aniversaria, festa no Longá/
O verdadeiro amigo, grande jequitibá,/
Missa no Carmelo, junto de DEUS rezar/
Os amigos felizes a lhe homenagear.
II
"Sempre com um sorriso franco/
Muito amor no coração, estende/
Sempre a mão a um irmão, necessitado/
O guardião e bastião do seu povo.
III
" Pedimos A Santa Teresinha, sua madrinha,/
Sua protetora  que lhe cubra de bençãos/
Que ele continue sempre bondoso, um paizão!.
IV
"Na politica, na família, nas amizades sinceras,/
Zela pelo seu povo, tens por eles desvelos/
Continuará sempre voltado para seu Alto Longá.

quinta-feira, 9 de abril de 2015



Alberto da Costa e Silva

É com um enorme prazer que trago à tona novamente este belíssimo e legitimo mestre de sangue Piauiense Alberto Vasconcellos da Costa e Silva.
Agora apreciemos uma das diversas poesias deste grande Ser Humano, e ainda um grande estudioso da África e de tantos outros temas:
" Respiro e Vejo. A Noite em Cada Sol... "

Respiro e vejo. A noite e cada sol
Vão rompendo de mim a todo o instante,
Tarde e manhã que são tecidos tempo,
Chuva e colheita. O céu, repouso e vento.
Vergel de aves. Vou entre viveiros,
A caçar com o olhar, passarinhagem
Dos pequeninos sóis e das estrelas
Que emigram neste céu de goiabeiras.

Mas sigo a jardinagem, podo o tempo,
O desgosto do espaço, a sombra e o fogo,
As florações da luz e da cegueira.
E, no dia, suspensa cachoeira,
Neste jogo sagrado, vivo e vejo
O que veio em meus olhos desenhado


Alberto Da Costa em visita às suas origens, no Piauí na cidade de Amarante.