segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alunas de Serviço Social redescobrem o Piauí por meio de atividade prática.

Alunos do 2º período do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, sob a orientação da professora Maryneves Saraiva de Arêa Leão, do Departamento de História e Geografia (DGH) e ministrante da disciplina Formação Sócio-Histórica do Nordeste e Piauí, realizaram visita a oito cidades do Piauí como atividade prática.
A turma de 45 alunos foi dividida em oito grupos, que visitaram as cidades de União, Pedro II, Campo Maior, Ribeiro Gonçalves, Teresina, Alto Longá, Coivaras e Piracuruca (Sete Cidades). "O objetivo da atividade é refletir o espaço piauiense, os diversos atores sociais e políticos com foco na contemporaneidade", explicou Maryneves Saraiva ao afirmar que esse tipo de atividade propicia o diálogo, estimula debates e desperta o interesse do alunado por futuras pesquisas.
Dentro da atividade proposta, os grupos contextualizaram as condições sócio-históricas, econômicas, política e ambiental do respectivo município visitado. Por meio da coleta de depoimentos da população local, os alunos conheceram melhor a dinâmica da cidade. As impressões de cada equipe, em relação à localidade visitada, foram compartilhadas em relatório e apresentação de seminário em sala de aula. Os registros fotográficos documentaram a viagem e são lembranças da experiência de campo vivenciada pelos jovens acadêmicos.
Pôr-do-sol no rio Parnaíba em Ribeiro Gonçalves-PI.
A aluna Luciana Resplandes visitou, juntamente com seis colegas, o município de Ribeiro Gonçalves, localizado no sul do estado e a 577 km da capital Teresina. Após 12 horas de viagem, a acadêmica de serviço social ficou surpresa ao constatar o progresso social e econômico da região. "Observamos que a administração municipal desenvolve projetos sociais voltados para os idosos e adolescentes, como por exemplo, a implantação da Academia Terapêutica para os Idosos (ATI) em praça pública. A cidade também ocupa o terceiro lugar na produção de soja no Estado. Mas constatamos que a maioria dos produtores é estrangeira, que são atraídos pelo baixo valor da terra e pelas boas condições climáticas da região", disse Luciana Resplandes. Apesar do grande investimento econômico na cidade, constatou-se a área da saúde não acompanhou o ritmo do desenvolvimento econômico. "Recentemente a cidade passou a contar com duas ambulâncias do Samu e com equipe do Programa Saúde da Família (PSF)", afirmou a aluna Natanne Moreira, natural de Ribeiro Gonçalves. 

 Academia Terapêutica para os Idosos (ATI) 
instalada em praça pública na cidade de Ribeiro Gonçalves-PI.
Ribeiro Gonçalves é destaque na produção de soja no Estado.
O Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no município de Piracuruca, norte do Piauí, também foi uma das localidades visitadas por alunas da disciplina. A cidade desponta como região promissora para ecoturismo e turismo de aventura no Estado. "É um lugar mágico com monumentos naturais e pinturas rupestres. Há um clima de mistério na região que aguça a imaginação dos visitantes", declarou Nívia Maria Souza, integrante da equipe que visitou Sete Cidades. A equipe constatou que apesar do grande potencial turístico da região com grande riqueza e diversidade da fauna e flora, falta mais investimento em infraestutura e na capacitação dos guias turísticos do parque.


Alunas escalam a Pedra daTartaruga, no Parque Nacional de Sete Cidade, localizado no município de Piracuruca-PI. 

Apesar da falta de investimento na infraestrutura, o Parque de Sete Cidades conta com placas sinalizadoras e coletores de lixo. 

Segundo a professora Mayneves Saraiva, investir em atividades prática como a pesquisa de campo é importante para o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos. "A visita de campo foi muito importante. A atividade serviu para despertar a curiosidade e a visão de pesquisador dos alunos para questões locais. É essencial conhecermos regiões do nosso Estado que antes eram desconhecidas por nós, piauienses".


Professora Maryneves Saraiva e as alunas Luciana Resplandes, Nívia Maria Souza, Natanne Moreira e Francyely Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário