quarta-feira, 6 de junho de 2012

Artigo "CHICO XAVIER, UM CENTENÁRIO DE AMOR E LUZ".


CHICO XAVIER, UM CENTENÁRIO DE AMOR E LUZ.

Dos Rincões do Piauí, escutamos o seu eco e acompanhamos os seus gestos, sua mansuetude, sua pureza, sua bondade e sua firmeza, e a História saberá guardar a sua memória e a sua diferença rumo à regeneração. 

Maryneves Saraiva de Arêa Leão

(Historiadora. Professora da UFPI e acadêmica da ALLCHE, Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia, Vice-Presidente da Sociedade Espírita Cantinho de Luz Fabiano de Cristo e Fundadora das Casas do Pão do Piauí: Teresina, Alto-Longá-PI).

O presente artigo se apresenta, no cenário do centenário de Chico Xavier, como mais um esforço de registrar o  reconhecimento  das  ações de um homem da nossa contemporaneidade, porém, em   tudo, além do seu tempo.

 É de Chico Xavier, do seu centenário de Amor e Luz que de 1910 a 2010 que iremos refletir  neste artigo; O homem, a sua época, sua trancendência e o seu testemunho de Amor a Jesus.

Trabalharemos com a própria obra mediúnica de Chico Xavier, com estudos e reflexões de muitos que se  desbruçaram para não perder suas palavras,suas atitudes e orientações, com vista aos registros íntimos e ao resgate dessa memória para as gerações futuras.

Portanto não há a intenção de apresentarmos novidades e, sim, reconhecermos que por todo Brasil, cuja missaõ é a de “ Coração do Mundo Pátria do Evangelho”, se  espalham  as lições dessa parceria de Amor, no que se refere às cartas vivas do mestre Jesus, Emannuel e Chico Xavier, através da farta obra literária que aqui destacamos: Interpretando as lições do Evangelho: Caminho, Verdade e Vida, Pão Nosso, Vinha de Luz, Palavras de Vida  Eterna, Refletindo em torno da Codificação, citamos: Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, Livro da Esperança, Justiça Divina, Opinião Espírita. No que se refere à obra romanceada, destacamos: Paulo e Estevão, Há Dois Mil Anos, Ave Cristo e Renúncia.

O período tratado neste artigo é um século que representa a nascente fase republicana Brasileira trazendo consigo a fase de autonomia da nova  Nação  marcada ainda por uma herança de relação escravocrata, profundas desigualdades sociais, elevado percentual de anafalbetismo e uma experiência autoritária no exercicio do poder político. Mas a nova Nação guardava consigo a centelha de uma missão espiritual na expressão do mestre, registrada na obra “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, pelo espírito de Humberto de Campos,ao expor que:

Para esta terra maravilhosa e bendita será transplantada a árvore do meu evangelho de piedade e amor”, e sinalizando para o laboratório multi-racial com vistas ao aprendizado da verdadeira fraternidade que o nosso Chico tão bem exemplificou.

              O menino Chico, cresce, desafia sua época, ensina com a sua própria vida, que é possivel superar todas as condições adversas, fragilidade de saúde, como bem caracteriza o historiador José Murilo de Carvalho, o perfil de um “cidadão simples”, e sair da perspectiva determinante de não cumprir o programa traçado por limitações temporáreas avançando rumo à luz das estrelas que bem caracterizou a sua pregação no cenário da natureza.

                Ele, que foi recordista na produção de obras mediúnicas literárias, recordista no exemplo de Amor ao próximo, recordista no consolo às mães desesperadas, recordista no reconhecimento público, a verdade acordando consciências; é por tudo isso e algo mais que nossa pequenez não pode captar, que amor e luz é o seu sobrenome. Amou, amou muito, amou tanto que para alguns, foi considerado um tolo pelo desapego material além de esquisito por não contemporizar nem por um minuto com interesses que contrariassem o evangelho  do Cristo de Deus.

               Deixou plantadas, na memória individual e coletiva as lições imoredoras do seu coração, e por tudo isso, o seu centenário merece ser lembrado e vivido porta a dentro de nossa alma, para que as gerações futuras  tomem conhecimento de que no século XX um homem AMOR E LUZ chegou de mansinho e no século XXI partiu como um vitorioso, rumo ao infinito. 

             Concluímos, com as palavras do Espírito de verdade, que bem se aplicam ao nosso Chico, ao fim da jornada terrena, e de cá ficamos a imaginar o seu encontro com o Mestre e o convite amoroso “ Vinde á  mim, vós que foste um bom servidor”.

             Dos Rincões do Piauí, escutamos o seu eco e  acompanhamos os seus gestos, sua mansuetude, sua pureza, sua bondade e sua firmeza, e a História saberá guardar a sua memória e a sua diferença rumo à  regeneração. E para muitos será sempre : Chico Amor, Luz, Xavier. Gratidão para sempre.

 

 

 

Bibliografia

1-      KARDEC, Allan- O livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. R.J: FEB, 2008

2-      GOMES, Saulo (org.) Pinga Fogo com Chico Xavier. Catanduva-SP: Intervidas, 2010.

3-      BACCELLI, Carlos A. 100 Anos de Chico Xavier, Fenômeno Humano e Mediúnico. Uberaba, MG: Livraria Espírita Edições “Pedro e Paulo”, 2010.

4-      BRASIL, Coração do Mundo Pátria do Evangelho. Rio de Janeiro: FEB, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário