quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Teresina meu amor ♥...


CARTA DE AMOR A TERESINA. 160 ANOS.

 
Maryneves Saraiva de Arêa Leão
 
(Historiadora. Professora da UFPI e acadêmica da ALLCHE, Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia, facilitadora da Oficina Corpo, Mente, Emoção).


Hoje acordei com vontade de escrever uma carta de amor, e o destinatário é Teresina. A cidade conhecida como “Cidade Verde”, “Capital do Sol”, “Terra da Cajuína”, cidade de “povo fervoroso”, gestada pelos planos do Conselheiro Saraiva e que no passo a passo segue traçando o seu destino, pois quero declarar a minha admiração falando das coisas que mais valorizo na cidade, falando das suas belezas e também, do sentimento de outros teresinenses em relação à sua terra na celebração dos seus 160 anos.
A princípio, considero necessário e importante falar sobre o responsável pela transferência da capital do Piauí para Teresina (1852), Antonio Saraiva, conhecido como Conselheiro Saraiva. Cito uma passagem da obra de  Monsenhor Chaves, Obras Completas (Ed. 1998), na qual é possível perceber pelas palavras do Conselheiro, uma convergência empreendedora, uma visão de futura, entre o mesmo e os habitantes do Poti:
“Aproveitei esse ensejo e convidei-os a edificar no mais belo e agradável lugar na margem do Parnaíba; principiei-o a edificar por meio de subscrições, uma matriz, e o resultado de tudo isso foi além de minhas esperanças, porque nunca acreditei que, em menos de seis meses, estivessem em construção perto de trinta habitações e, ainda mais, que o mesmo habitantes da Vila Velha que ali tinham elegantes casas, se resolvessem a deixá-las para construir no novo local, hoje geralmente chamado de Vila Nova do Poti, outros prédios ”. (p.25)
Na mesma obra, encontrei ainda, uma parte em que ele destaca  as razões de escolher a Vila Nova do Poti para a sede do governo:
“é ela bem situada e a mais salubre que é possível segundo a planta que mandou levantar; fica na posição de tirar a Caxias todo o seu comércio com o Piauí, conseguindo-se, assim, a maior vantagem da mudança; mais próxima da cidade de Parnaíba, pode servir melhor ao desenvolvimento da navegação e gozar a capital do benefício do grande benefício da facilidade de suas relações políticas e comerciais com a Corte e todos os centros de civilização do Império”.
O processo de transferência tem o seu marco em 15 de janeiro de 1852, quando a proposta de Saraiva é vencedora através da maioria dos deputados. A partir daí, instala-se uma assembléia de trabalho em primeiro de julho e, em 20 de julho é aprovada a lei da mudança. Por ela, a Vila Nova do Poti alcança a categoria de cidade. E que cidade!
Ressalto as palavras de Monsenhor Chaves, considerando o  fato como uma “bomba” e, que se Saraiva estivesse permanecido no ambiente teria sido vítima de atos agressivos e violentos, pois eram muitos os irritados e inconformados; entre eles: oeirenses e parnaibanos, o que não lhe intimidou. Não demorou, e de forma  rápida tratou de instalar as repartições para o bom cumprimento da administração pública, marcando a história de Teresina com o 16 agosto, data oficial que através de comunicação como presidente da província em 20 de julho de 1852, oficializou a transferência da capital para a nova cidade de Teresina. E, em 24 de dezembro em procissão solene seguindo do Poti Velho, acompanhada da imagem da padroeira da cidade Nossa Senhora do Amparo é celebrada a primeira missa do galo na referida Igreja. Um acontecimento respeitável, já que a construção da cidade se deu de forma planejada e o marco zero é a Igreja Nossa Senhora do Amparo.
Feitas estas considerações históricas, me vejo no tempo. Que tempo? De criança. Pois lembro-me da a Igreja Nossa Senhora do Amparo; da Praça da Bandeira, em que havia árvores, animais e brinquedos, e as pessoas  transitavam com muita tranqüilidade. Os passeios pela cidade eram muito comuns nesse tempo, pois diferente de hoje, que o transporte é insubstituível, se tinha o hábito de andar a pé. Andavam e andavam muito.
Hoje, 16 de agosto de 2012, vi-me criança e relembrei de conversas sobre a vida da cidade que tive com minha mãe, amigos e familiares. E então, passei a pensar no quanto Teresina é uma cidade encantadora. Como é prazeroso poder passear por suas belezas, como o encontro dos rios Poty com o Parnaíba, as capelas, igrejas, catedrais, bairros, vilas e as suas comunidades. Além de conhecer o seu rico artesanato e a culinária local.
 O tempo passa, a cidade se reinventa e hoje, completa 160 anos. Atualmente, um pólo de saúde, lugar de eventos marcantes, tais como Encontro Nacional de Folguedos, Salão do Livro do Piauí (SALIPI), Salão de Humor de Teresina, do Seminário da Família, Caminhada da Fraternidade, que caracterizam nossa cidade como um lugar original.
Quero também lembrar que, neste ano é comemorado o centenário do Acerbispo Dom Avelar Brandão Vilela. Cito-o, por considerá-lo alguém muito importante para nossa cidade. Um homem cheio de amor que deixou sua marca na educação e na espiritualidade da nossa gente. Acredito que seu maior destaque como  Acerbispo tenha sido no Estado do Piauí, onde encontrou um lugar propício para suas idéias, participou da criação da Rádio Difusora de Teresina, na qual fez o programa diário Oração por um dia Feliz, de profundo alcance; atuou de forma expressiva na criação da Universidade Federal do Piauí, assinando, inclusive, a ata de criação da instituição; ajudou perseguidos pela ditadura, dentre outros feitos. E é por  isso que neste dia, eu não poderia deixar de mencionar alguém que tanto fez por nossa cidade.
Agora, apresento a narrativa de algumas pessoas que aceitaram a responder meu questionamento: “O que é mais gostoso de fazer em Teresina?”. De Kledja Marabuco Lopes, colhi:
"O que eu mais gosto de fazer em Teresina? - De amor? Reencontrar a família e os amigos. De gastronomia? - Pão de Queijo do Seu Cornélio, Panelada do Cantinho do Jambo, Caranguejo no happy hour, capote frito no Favoritos Comidas Típicas e Sorvete de Açaí mais sapoti na Sorveteria Elefantinho. Tem mais? Tem... a lista continua! "

De Ticiana Area Leão: "Adoro comer no frango leste! a melhor paçoca do mundooooo "

Segundo Suelen Coelho: "Adoro sair pra passear com meu filho e meu marido e sair pra comer também.
Adooroo".

Na opinião de Mary: "Gosto de ir ao encontro dos rios curtir a Cidade com a natureza, especialmente, na convergência do rio Poty com o rio Parnaíba, comer no restaurante flutuante, e passear pelas artes dos oleiros e oleiras da Vila do Poty."

O depoimento de Marci: “Acredito que em todos os cantos desta Cidade, é possível ver a beleza de Teresina, seja em um grande ponto turístico, seja numa simples e pobre comunidade. Bom mesmo é sentir a coragem, a luta, a fé e a simplicidade deste povo, isso é o que torna Teresina bonita de verdade.”

Por tudo isso, manifesto minha gratidão à terra da cajuína, de Saraiva, dos poetas e do povo simples e trabalhador, com uma homenagem à cidade também cantada por Aurélio, Cinéas e Erisvaldo Borges: “Minha Teresina eu não troco jamais [...]”, “A vida no teu seio é mais amena, na doce calidez do teu amor[...]”.

“Teresa, eternizada TERESINA”, parafraseando Tito Filho: “Teresina meu amor”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário