segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE FRANCISCO MACHADO LOPES, NA ACADEMIA DE MEDICINA DO PIAUÍ.

A Academia de Medicina do Piauí integrou-se às solenidades comemorativas do centenário do Dr. Francisco Machado Lopes, cujo evento aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), localizado na Rua Goiás, nº 991, Bairro: Ilhotas, em Teresina (PI) dia 24/11/2011 às 20:00 hs.
Uma vida vivida de forma autêntica deve ser sempre lembrada para que gerações futuras possam qualificá-la, valorizá-la, reconhecê-la e agradecer aos que se empenharam em dar o melhor de si para o bem coletivo.
É comum ouvir que somos seres substituíveis, o que em parte concordo, porém na história da humanidade, ninguém ainda conseguiu substituir Cristo, Ghandi, Madre Tereza, Irmã Dulce, Chico Xavier, exemplos de homens e mulheres que transcenderam à sua época, ao seu tempo. Exemplos de pessoas que tiveram uma existência autêntica.
Seguindo trilha semelhante, o Dr. Francisco Machado Lopes, nascido em Porto Alegre, hoje Luzilândia(PI), em 25 de Abril de 1911, pautou boa parte de sua história em ações nobres realizadas, principalmente na comunidade acadêmica da UFPI, à frente da COPEVE, desde os primórdios da fundação da Universidade Federal do Piauí até o final da sua existência, em 1990.
Em sua formação escolar e profissional, estudou no Colégio Diocesano, em Teresina; fez Curso Superior na Universidade da Bahia, na década de 30; Doutor em Análise Clinica; Professor do Liceu Piauiense; foi um dos fundadores da Universidade Federal do Piauí e um dos fundadores da Escola de Odontologia do Piauí. Exerceu o cargo de superintendente do serviço médico do extinto IAPC (Instituto de Assistência e Previdência dos Comerciários). Foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), e compôs a equipe da comissão permanente do vestibular, assumindo a presidência da COPEVE, em 1974.
Na condição de vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, o Professor Charles Carvalho Camilo da Silveira, por ocasião do falecimento do digníssimo Professor Machado Lopes, assim se pronunciou: “Desde 1971, cercado da confiança da comunidade Piauiense, o Professor Francisco Machado Lopes vinha comandando a Comissão Permanente de Vestibular dessa Instituição... Notável colaboração ao Ensino Superior no Piauí... deixando a marca do Homem público realmente preocupado com o cumprimento das suas atividades, principalmente como profissional da medicina”. 
Ao ressaltar a história do Dr. Machado Lopes, o Dr. Itamar Abreu Costa, na solenidade, destaca que o homenageado construiu uma família respeitada, composta pela Sra. Maria Ozita de Melo Machado Lopes (viúva) e filhos: Raquel Machado Lopes de Sá Brito, Carlos Machado Lopes, Marcelo Machado Lopes, Pedro Victor Machado Lopes e Lúcia Machado Lopes e ressalta as qualidades do Professor Machado Lopes, como tendo sido uma personalidade da maior importância para a Universidade Federal do Piauí, pelo zelo e dedicação na implantação da Faculdade de Odontologia, pelas iniciativas vitoriosas na educação e por ser um médico de visão e criterioso.
O Dr. Isânio Mesquita ainda na mesma noite celebrativa, referiu-se ao homenageado como “exemplo de honestidade, dedicação a educação e a medicina, consciente das atitudes, lealdade com os amigos, equilíbrio no desempenho das funções, e inesquecíveis valores humanos”.
O Dr. Manfredi Mendes Cerqueira, presente à solenidade, cito trechos de um discurso feito durante a solenidade do aniversário do Professor Machado feito em 23 de Abril de 1982 na COPEVE, retirado do arquivo pessoal da sua filha Raquel Machado Lopes, assim descritos: “Sumamente agradecidos pelo muito que o amigo tem feito por nós e pela COPEVE, humildemente lhe oferecemos esta festa, que foi preparada com muito amor, por que é feita por seus amigos com a certeza de que a Universidade Federal do Piauí também agradecida em ato público confessará a dívida para com o grande presidente da COPEVE que tem sido sem nenhum favor dedicação diuturna, honestidade incomparável, desempenho inigualável em prol do ensino superior neste Estado”. Com esse discurso, percebermos o quanto o homenageado gozava de amizade e reconhecimento público.
Em particular, guardo com carinho e reconhecimento a lembrança do Professor Machado Lopes, especialmente na nossa convivência acadêmica. Louvo e reverencio o Divino por não esquecer-se de enviar sempre seres de sua confiança para exercer tarefas pioneiras, desbravadoras, promissoras em prol de muitos.
Manifesto aqui, minha gratidão ao Professor Machado e a sua família, na pessoa de sua querida filha Raquel Machado Lopes de Sá Brito, representando os demais familiares. 
Maryneves Saraiva de Arêa Leão (Historiadora. Professora da UFPI e acadêmica da ALLCHE, Acadêmica Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário