quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BERIMBAU ME CONFIRMOU: a transcedentalidade dos afrosambas. Márlon Batista da Silva.

Olá!!!Bom Dia!!!Logo mais o artigo estará na íntegra de primeira mão no blog:www.piauiterraquerida41.blogspot.com.Até Já!!!BERIMBAU ME CONFIRMOU: a transcedentalidade dos afrosambas. Márlon Batista da Silva.

Uma pequeno trecho!!!

" Ao falar da criação de seu próprio gênero de samba, o que fica evidente é que Baden Powell percebe, assim como Vinícius, que “um bom samba é uma forma de oração” 12 . Foi até eu que dei uma levantada num tipo samba. É um samba mais escuro, mais negro, entendeu? Tem raízes mais negras. Tem um tipo de samba que é assim, o samba lamento. Tem um lamento muito profundo. Esse samba é que tem as raízes mais próximas ao Afro por causa do estilo do cântico, que vem dos cantos gregorianos. E os cantos gregorianos quem trouxe para o Brasil foram os jesuítas quando vieram catequisar os índios. Então isso tudo tem uma ligação muito grande.13 Realmente, dizer que algo é “afrobrasileiro” significa levar em conta toda a complexidade hibrida da formação brasileira. O destaque que Baden dá ao “lamento” remete a duas coisas. Em primeiro lugar a terrível condição à qual os negros foram submetidos no Brasil, e também a espiritualidade proveniente de sua cultura religiosa que, no Brasil, sempre esteve debaixo de olhares de reprovação, mas que jamais deixou de ser uma das matrizes mais fortes da cultura brasileira. Os Afrosambas são aqui então, sobretudo, uma forma de oração. As letras são, de modo geral, uma prece em torno do amor. O amor - tema inerente à obra de Vinícius - dito de maneira “derramada”, conceitual, em torno da mitologia dos orixás. Os ritmos e sons das músicas, por sua vez, nos remetem a ambientações das mais diversas, mas sempre nos envolvendo de uma atmosfera negra, de matriz africano-brasileira. Como quando na canção Iemanjá, por exemplo, vocais femininos tecem durante toda a música uma melodia ondulatória, “Iemanjá, Iemanjá”, que nos transporta para as ondas do mar14 . Construção diretamente ligada à mitologia iorubá, No panteão iorubá, Iemanjá era mãe de dez orixás. Ela tinha os seios enormes devido à amamentação de seus filhos, o que a deixava envergonhada. Chegou a pedir que seu esposo (Okerê) nunca a ridicularizasse por isso, mas certo dia, embreagado, ele a escarneceu. Magoada, ela fugiu carregando um pote com uma poção que seu pai lhe dera para momentos de perigo. Na fuga, tropeçou e acabou quebrando o recipiente que 12 Trecho da música Samba de Benção (composição: Vinícius de Morais e Baden Powell). 13 Disponível em www.youtube.com/watch?v=VUX0n--AOxA. Acesso em 02/07/2015. ECO, Humberto. Apud GRESSLER. Op. Cit., p. 241 14 HAUDENSCHILD, André Rocha L. A poética dos orixás nos afrosambas de Baden e Vinícius: por uma..."

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